quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MAN Latin America apresenta inovações e tecnologias brasileiras na IAA Veículos Comerciais 2014 (parte 2)

IAA HANNOVER- PARTE 2 -  CAMINHÕES EM DESTAQUE


  • Constellation 24.280, o caminhão mais vendido do Brasil, em versão 8x2 com câmbio automatizado e tecnologia patenteada 
  • Cabine eco-friendly  é destaque em caminhão extrapesado de 420 cavalos de potência



Entre os três veículos que estarão expostos no já tradicional espaço dedicado à montadora no estande do Grupo MAN, está o Constellation 24.280, caminhão mais vendido do mercado brasileiro, em sua nova versão 8x2 V-Tronic. O modelo conta com seis toneladas a mais de carga por viagem do que a versão 6x2 e o pacote automatizado mais leve e econômico do mercado graças à tecnologia patenteada Smart Ratio, desenvolvida pela Engenharia da empresa no Brasil e que, associada à transmissão automatizada ZF AS Lite, proporciona  otimização da troca de marcha.

Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia para tornar possível aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. O caminhão, equipado com segundo eixo direcional, chega para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante. 

“Na maior feira de veículos comerciais do mundo, não poderíamos deixar de apresentar o Constellation 24.280, nosso carro-chefe e líder absoluto de mercado. Com as versões 6x2 e 8x2, estimamos um crescimento substancial nas vendas desse modelo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

Outro veículo que promete chamar a atenção no estande da MAN na IAA é o extrapesado Constellation 25.420 V-Tronic, recém-lançado pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa. O cavalo-mecânico chega para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício do mercado. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. 


O veículo equipado com motor Cummins e caixa automatizada ZF, estará exposto na feira com uma cabine eco-friendly, desenvolvida e produzida com peças mais ecológicas aplicadas no seu acabamento interno e externo. O projeto teve como base a substituição de materiais petroquímicos e de maior complexidade para reciclagem, por materiais de fontes renováveis, reciclados e eficientemente produzidos. 

Articulado em quatro eixos de trabalho (plásticos, borrachas, fibras, e espumas) o projeto resultou na oferta de uma cabine ecológica sob medida, que preserva a mesma qualidade e a funcionalidade tão valorizada e reconhecida nos caminhões Volkswagen. 
Como resultado, foi obtida uma redução de peso de 12,4 kg e um valor de 18,04% correspondente ao percentual total da cabine produzido por materiais renováveis, reciclados e eficientemente produzidos. 


Fonte: Comunicação - Man Latin America





MAN Latin America apresenta inovações e tecnologias brasileiras na IAA Veículos Comerciais 2014 (parte 1)

PARTE 1 - DESTAQUE ÔNIBUS

Volksbus 18.280 OT piso baixo, preparado para rodar com diesel de cana, reforça pioneirismo em estudos com combustíveis renováveis.




A MAN Latin America apresenta em sua sétima participação consecutiva na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, soluções de transporte para países emergentes, além de produtos que reforçam o comprometimento da empresa em ampliar a cada ano sua compatibilidade ambiental, como veículos preparados para receber combustíveis renováveis e cabines montadas a partir de peças ecológicas.  


Em ônibus, o destaque no estande é o VW 18.280 OT Low Entry, primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. O chassi, equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido em sinergia com um projeto europeu MAN que apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial. 


Buscando mais uma vez apresentar na IAA soluções inovadoras em pesquisas com biocombustíveis, voltadas principalmente para países em desenvolvimento, o Volksbus 18.280 exposto na feira está abastecido com um combustível que é a cara do Brasil: o diesel de cana-de-açúcar, tecnologia desenvolvida pela empresa americana Amyris já em testes pela MAN Latin America desde 2011. 


Trata-se de um combustível renovável “drop in”, ou seja, seu uso em veículos comerciais não exige alterações no veículo. Os testes, realizados em frotas de ônibus de grandes metrópoles como São Paulo, identificaram redução na emissão de material particulado sem alterar o desempenho do veículo, com ganhos de 3% a 5% no rendimento do motor. O uso do combustível resulta ainda em uma redução de 30% a 70% em materiais particulados e na emissão de NOx (óxidos de nitrogênio), resultados bastante satisfatórios em motores diesel. 


A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3, em dezembro de 2011, e foi a primeira a testar o biocombustível em motores Euro 5 no Brasil. “Com os estudos para uso de materiais sustentáveis em nossas cabines e  de combustíveis renováveis em nossos caminhões e ônibus, trazemos novamente à IAA soluções inovadoras em veículos comerciais com foco ambiental e desenvolvidas para a realidade de economias emergentes, como o Brasil”, diz Roberto Cortes. 


Fonte: Comunicação Man Latin America



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Constellation automatizado 8x2 se destaca por baixo consumo de combustível


Dois caminhões VW Constellation 24.280 8x2 automatizados estão fazendo a diferença na frota da Gartran, empresa especializada em transporte fracionado no Brasil. Os veículos, que são comercializados de fábrica com o segundo eixo direcional e transmissão automatizada, já mostram na ponta do lápis redução de 3% a 5% em consumo de combustível. Com investimento total de R$ 1 milhão, a Gartran aposta na renovação de seus veículos e espera atingir crescimento de mais de 20% em 2014. 

O pacote automatizado do modelo é uma solução patenteada da MAN Latin America.  A transmissão automatizada V-Tronic da MAN Latin America é combinada ao Smart Ratio, solução exclusiva da montadora para controle eletrônico de um eixo de dupla velocidade e que otimiza a operação da troca de marchas. O sistema se destaca ainda por ser o mais leve e econômico do mercado na categoria. “A transmissão automatizada permite que o motorista tenha melhor desempenho na operação, potencializando seu negócio com o melhor custo-benefício”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America. 

Além de optar por dois veículos automatizados, a Gartran também adquiriu um VW Constellation 24.280 8x2 mecânico para reforçar sua frota. Os veículos chegam a percorrer entre 600 e 800 quilômetros por dia entre o norte catarinense e o Nordeste do Brasil.  Para Jean Garcia, diretor da Gartran, o resultado operacional garante condições atrativas para futuros investimentos. “Com os caminhões automatizados alcançamos resultados superiores, pela dirigibilidade mais eficiente durante o percurso. Sem falar que proporciona mais segurança e durabilidade das peças do conjunto da embreagem. A montadora também nos atendeu com o segundo eixo direcional, que nos permite distribuir melhor a carga dentro do veículo”. 

A combinação da transmissão automatizada V-Tronic ao exclusivo sistema do Smart Ratio é uma solução totalmente desenvolvida pela Engenharia da montadora, em Resende (RJ).  A tecnologia é uma das oito patenteadas da empresa, garantindo exclusividade e diferencial tecnológico aos caminhões e ônibus da marca Volkswagen e MAN.

Inovação em produtos 

Com mais cinco toneladas de carga útil, o VW Constellation 24.280 8x2 segue a principal demanda de mercado: melhoria de rentabilidade e aumento da carga útil. Originalmente está equipado com tração 6x2 e, com a mudança para 8x2, o cliente tem aumento de peso bruto total (PBT) do veículo de 23 toneladas para 29 toneladas legais, além do ganho na carga líquida. Com essa configuração, o caminhão se torna ideal para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias, com uso de carrocerias para grãos, baús, tanques, cargas secas, entre outras.

Para que isso seja possível, a MAN Latin America conta com a parceria da BMB, empresa responsável pelas customizações nos veículos da montadora, localizada a 150 metros da fábrica. Sua linha de montagem, dividida em boxes, é ideal para atender às necessidades mais específicas dos clientes da Volkswagen. A MAN Latin America oferece ainda garantia de fábrica de um ano independentemente da quilometragem.

Sobre a Gartran

A Gartran Logística está situada na cidade de Jaraguá do Sul (SC) e é especializada no transporte fracionado de mercadorias frágeis para a região Nordeste do país. Atualmente, abrange segmentos como o metalúrgico, têxtil, alimentício, entre outros, e pretende crescer mais de 20% no mercado brasileiro até dezembro de 2014. 

Fonte: Comunicação Man Latin America