quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Caminhões e ônibus VW ganham reforço no sistema de partida em rampa


A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, reforçou a segurança de seu sistema auxiliar de partida em rampa, conhecido como EasyStart. Destinado aos veículos automatizados V-Tronic, o novo dispositivo permite travar os freios dianteiros e traseiros do veículo por até três segundos em rampa. Basta que a função esteja habilitada por meio de um botão específico.

Atrelado à caixa de câmbio, o sistema garante que, mesmo com o pedal de freio desacionado, o caminhão ou ônibus se mantenha estável em aclives durante esse período, enquanto o condutor faz a movimentação necessária ao controle da partida com o acelerador. Com isso, o veículo parte em rampa de modo seguro sem o risco de descer e causar um acidente.

“O diferencial do sistema de série exclusivo da MAN, em relação aos demais no mercado, se deve à utilização de componentes do próprio sistema ABS, já disponíveis no veículo”, afirma Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia da MAN Latin America. 
Isso torna o sistema dos modelos Volkswagen mais simples, pois não requer a manutenção de válvulas, pressostatos e outras tecnologias adicionais muito utilizadas na indústria para chegar ao mesmo resultado. O objetivo é garantir sempre ao cliente a melhor relação custo-benefício, seguindo a lógica “Menos você não quer, mais você não precisa”.


Em sua primeira versão, o EasyStart atuava no freio dianteiro. Agora se estende ao traseiro. “O resultado comprova o esforço da MAN Latin America em, continuamente, incrementar seus produtos e serviços oferecidos aos clientes”, explica Rodrigo.


Recursos para aumentar a segurança operacional 

Para garantir a segurança operacional, a MAN Latin America agrega em todos os veículos da marca recursos tecnológicos como os sistemas de freios ABS e o EBD. Em alguns modelos, há também o ATC. O ABS (Anti-lock Brake System) impede o travamento das rodas durante uma frenagem excessiva, colaborando para a manutenção da dirigibilidade e estabilidade do veículo em curvas, além de minimizar a distância de frenagem entre os veículos.

Já o EBD (Electronic Brake Distribution) controla e gerencia a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, de forma a garantir um melhor equilíbrio e estabilidade do veículo e maximizar a eficiência do ABS. Disponível para alguns modelos, o sistema ATC (Automatic Traction Control) controla a velocidade das rodas e o torque do motor, de forma a evitar que o veículo patine em condições de piso escorregadio. O sistema também ajuda a preservar os componentes do trem de força, reduzindo assim os custos de manutenção.

Fonte: Comunicação MAN Latin America

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

MAN Latin America: pioneira em testes elétricos



A MAN Latin America sai na frente mais uma vez. A fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, é a primeira montadora da América Latina a realizar o dimensionamento elétrico completo de um caminhão em fase de testes. O VW Delivery 8.160, um dos veículos mais vendido do Brasil, foi o escolhido para dar o pontapé inicial neste projeto, cujos resultados já estão sendo observados na linha de comercialização da família em 2015. 

Toda avaliação ocorreu em laboratório especializado do fornecedor Delphi, em Jambeiro (SP), com acompanhamento direto de representantes da Engenharia e Qualidade Assegurada da MAN Latin America. A iniciativa permite que a empresa consiga antecipar possíveis problemas elétricos ainda em fase de desenvolvimento, com uma rica coleta de dados, assegurar a proteção de todos os circuitos e realizar testes investigativos para análises de melhorias. É um forte aliado, ainda, na redução de custos de material, que pode chegar a 10% para futuros projetos, nesta primeira fase. 

“Foram dois anos de estudos que nos possibilitaram readequar sistemas e desenvolver novas diretrizes, agregando valor ao produto. A iniciativa nos posiciona de forma positiva frente a um mercado com demandas crescentes de atualizações e inovações técnicas. O próximo passo é atender às demais famílias de veículos Volkswagen e MAN”, destaca Gastão Rachou, vice-presidente de Engenharia, Estratégia do Produto e Gerenciamento de Portfólio da MAN Latin America. 

O teste acontece de forma estática e engloba todo o sistema elétrico do veículo, que abrange mais de mil pontos de medição entre as áreas interna (cabine) e externa do caminhão. As condições são fundamentadas nas relações de demanda versus capacidade, que permitem identificar ociosidades tanto na utilização de energia, quanto em materiais da arquitetura elétrica do veículo, e simular curtos-circuitos em todos os pontos para avaliar o grau de proteção e segurança do chassi. 


Tecnologia também no desenvolvimento de peças

A inovação faz parte do cotidiano da MAN Latin America. Além do dimensionamento elétrico em fase de testes, há iniciativas que já geram resultados no desenvolvimento de peças protótipos, como é o caso da utilização da impressora 3D. Com mais de 200 protótipos produzidos em um ano de operação, a montadora conseguiu reduzir em quase 80% o custo de modelos conceituais (mock ups, em inglês) na fase inicial dos novos projetos, num processo que leva, no mínimo, quatro semanas.

Outra realidade é a utilização de tecnologia a laser. A montadora adquiriu dois equipamentos de ponta para aumentar ainda mais a precisão e velocidade na produção de peças. Com um escâner a laser, a empresa avalia a qualidade e conformidade de peças, que chega a ser até 20 vezes mais rápida, com relação às tecnologias empregadas anteriormente. A análise de um painel de instrumentos, por exemplo, que antes levava cerca de 20 horas, agora pode ser concluída em apenas 40 minutos. Já a máquina de corte a laser possibilitou que o corte de chapas, antes artesanal, tivesse um ganho de  produtividade de 40%. 


Fonte: Comunicação - Man Latin America